clinica de reabilitação

Tratamento para dependentes químicos – Como funciona?

Tratamento para dependentes químicos, você sabe como funciona? É muito comum ter dúvidas a respeito desse assunto, como funciona. De certa forma há quem questione, como por exemplo: Como é feito o tratamento? Quanto tempo, normalmente leva para um dependente químico se restabelecer?tratamento para dependentes químicos

Saiba como funciona o tratamento e quais os tipos que existem de tratamento para dependentes químicos. Antes de saber como funciona, veja alguns tipos de tratamentos.

Conheça alguns tipos de tratamentos para dependentes químicos.

O tratamento para dependentes químicos, poderá ocorrer de formas diferentes, porém, na maioria das vezes, é classificado como: internação parcial interno e externo.

  1. Tratamento interno para dependentes químicos

O dependente químico fica internado e recebe sete dias semanais e 24 horas diariamente de cuidados com esse tipo de tratamento. Nos casos de processo curto de internação, a duração é de 28 dias normalmente e a longo prazo, tem duração de 6 meses ou mais. Esse tipo de tratamento que é feito a longo prazo, normalmente acontece, devido a uma ordem judicial. 

  1. Tratamento externo para dependentes químicos

Esse tipo de tratamento, o dependente químico não fica internado, ele fica apenas fazendo visitas a uma instituição de reabilitação. Essas visitas são para receber o apoio psicológico e também para participar dos grupos de apoio. Grupos esses conhecidos por N.A que é o grupo de Narcóticos Anônimos e o A.A que é o grupo de Alcóolicos anônimos.

  1. Tratamento de internação parcial para dependentes químicos

Esse tipo de tratamento é uma combinação entre os outros tratamentos que foram citados, no caso o tratamento interno e o tratamento externo.  Esse tipo de tratamento é feito da seguinte forma, no decorrer do dia, o dependente químico recebe toda a atenção que necessita e no período da noite, volta para casa. Recebendo assim cuidados em horário comercial, ou seja, das 8h às 18h. porém, em vez do dependente químico ir ao trabalho, ele trabalha com os especialistas na sua própria reabilitação.

Tratamento para dependentes químicos, saiba como funciona em uma clínica de recuperação

A psicoterapia, medicamentos e internação, são os principais procedimentos realizados em uma clínica de recuperação. No entanto, nem todos os dependentes químicos necessitam de passar por esses procedimentos, ou seja, não há tratamento único que atenda a todos os casos da mesma forma.

O tratamento do dependente químico é planejado de acordo com o tempo e o grau de dependência química, o qual se encontra o dependente.

A abstinência, é uma fase muito difícil, porque o organismo criou um hábito de receber as toxinas.

Quando acontece a abstinência, ou seja, se abstém delas, os sintomas aparecem, que são: dores, tremores, desconforto físico, crises de ansiedade, aumento de pressão arterial, convulsões, entre outros.  Mas, existe o processo de desintoxicação que acontece de duas formas: através de internação ou através ambulatorial, que auxilia na redução dos sintomas da abstinência.

Entendeu como funciona o tratamento para dependentes químicos? Quer saber mais? Confira aqui no nosso blog e tire as suas dúvidas!