Novas Dicas

Cartão SUS – O que significa cartão do SUS?

Todos os brasileiros que não tem plano de saúde e precisam de assistência médica, ao menos um dia em sua vida já foram atendidos pelo Sistema Único de Saúde, o SUS.

O que muitas pessoas que chegam a hospitais ou postos de saúde públicos desconhecem, no entanto, é que não são apenas as pessoas que possuem plano de saúde que tem direito a uma carteirinha com todas as suas informações centralizadas.

Desde 2001, o Governo Federal, por intermédio do Ministério da Saúde, desenvolveu o cartão SUS, um produto criado e pensado para unificar todos esses dados, melhorando não apenas o atendimento dado às pessoas, como também permitindo aos médicos conhecer seus pacientes.

Emitir esse documento e usufruir de todos os seus benefícios, como consultas cartão SUS é muito simples e requer poucos passos. Veja no texto abaixo o que você precisa fazer para ter o seu.

O que é o cartão SUS?

O cartão SUS é um documento que centraliza todas as informações, pessoais e médicas, de um paciente. Com ele, na hora do atendimento, é possível saber quais as últimas consultas esta pessoa passou, que tipo de medicamento toma e que doenças teve ou vacinas tomou.

Essas informações são possíveis graças ao número cartão SUS, que é gerado no momento do cadastramento. Esse cadastro pode ser feito tanto online quanto presencialmente.

Cadastro presencial SUS cartão

Alguns pacientes que não possuem familiaridade com a internet preferem solicitar seu número do cartão SUS pessoalmente.

Para isso, é necessário que esta pessoa vá a qualquer unidade básica de saúde (de preferência, compareça à mais próxima de sua residência) e leve consigo um documento original com foto, o número do CPF, a certidão de nascimento ou casamento e o número do PIS/PASEP.

O cadastro é feito pelos profissionais que atuam neste local e você já consegue imprimir cartão SUS, para que possa ser atendido sem dificuldades.

Solicitação cartão SUS via internet

Para quem prefere agilizar a obtenção do número do cartão SUS pelo CPF e não quer ou não gosta de pegar filas, é possível fazer um pré-cadastramento via internet.

Leia mais: https://bonsinvestimentos.com.br/cartao-sus/

Neste caso, é necessário acessar o portal do cidadão e preencher seus dados pessoais na área de cadastramento, concluir a inscrição e imprimir o comprovante, que será enviado por e-mail.

É importante guardar também a senha enviada. Ela é a porta de entrada para que você consiga a segunda via cartão SUS em caso de perda.

Como recuperar o cartão SUS?

Caso você perca seu SUS cartão não é necessário ficar desesperado. A 2 via cartão SUS pode ser solicitada de duas maneiras. Na primeira delas, basta utilizar a senha que você recebeu ao fazer sua pré-inscrição e pedir um novo.

Para quem fez o cadastro em uma unidade de saúde e não possui senha de acesso, basta voltar ao local e pedir um cartão SUS 2 via. Você receberá um novo e poderá prosseguir com seus tratamentos.

Quando apresentar meu cartão do SUS?

Esse documento deve ser apresentado sempre que você comparecer a uma consulta cartão SUS, juntamente com um documento original com foto e outros que seu médico tenha solicitado.