Novas Dicas

Aposentadoria por tempo de contribuição

A aposentadoria por tempo de contribuição é o benefício pago ao trabalhador que atinge um determinado período e passa a receber um valor mensalmente.

Esse período varia de acordo com a atividade exercida por esse trabalhador, além do tempo em que ele está na ativa. Por essas variáveis, a aposentadoria por tempo de contribuição INSS costuma levantar algumas dúvidas.

Como saber se tenho direito a pleitear a aposentadoria por tempo de contribuição? Quanto dinheiro vou receber se me aposentar “antes da hora”? Vale a pena solicitar esse benefício?

Para responder a essas e outras perguntas relacionadas ao tema, preparamos um texto com orientações sobre a aposentadoria por tempo de contribuição 2019. Acompanhe e tire todas as suas dúvidas conosco.

Aposentadoria por tempo de contribuição

A aposentadoria proporcional pode ser solicitada por homens que tenham 30 anos de contribuição ou por mulheres com 25 anos pagando mensalmente o INSS.

Além desse período de trabalho, é necessário ficar atento à idade para ter direito a receber a aposentadoria proporcional, que é de 53 anos para os homens e de 48 anos para as mulheres.

Aposentadoria por tempo de contribuição integral

Quando o trabalhador atinge o período completo de contribuição, ele pode solicitar, integralmente, sua aposentadoria. Aqui, assim como na proporcional, é importante ficar atento ao tempo de pagamento exigido.

Para os homens, é preciso ter contribuído por 35 anos para o INSS, enquanto as mulheres devem ter trabalhado por 30 anos. Não há uma idade mínima para requerer o benefício, contudo existe uma carência de 180 dias.

Se colocarmos em uma balança o salário pago pela aposentadoria proporcional e a aposentadoria integral, fica claro que a integral é mais vantajosa. No entanto, em alguns casos, a pessoa não tem mais condições de trabalhar, por isso decide se aposentar.

Calcular aposentadoria proporcional

Para saber se você tem direito a esse benefício, é interessante procurar um bom advogado previdenciário. O profissional irá calcular aposentadoria proporcional, com base no período trabalhado e o valor pago ao INSS.

Cálculo salário aposentadoria por tempo de contribui

Outro ponto que costuma gerar dúvidas é o cálculo do salário que o beneficiário receberá ao se aposentar por tempo de contribuição.

O valor a ser pago pelo INSS irá equivaler a 80% das maiores contribuições feitas por essa pessoa, considerando o período a partir de julho de 1994. Em alguns casos, pode ser aplicado o fator beneficiário, que pode aumentar ou reduzir o benefício.

Revisão aposentadoria por tempo de contribuição

Você sabia que é possível solicitar a revisão aposentadoria por tempo de contribuição?

Com o passar dos anos, o valor recebido não é capaz de prover as despesas dos aposentados. Por isso, a revisão é um passo importante, e pode ajudar a recuperar seu poder de compra.

Revisão aposentadoria por tempo de contribuição fator previdenciário

O fator previdenciário é um elemento que pode reduzir e muito sua aposentadoria. Então, se você acha que está perdendo dinheiro, peça uma revisão aposentadoria por tempo de contribuição fator previdenciário.

Nossa equipe de advogados está pronta para lhe atender e fornecer toda a orientação necessária.