Sheraton Barra Rio de Janeiro Hotel

3.2 (101 Comentários)

Avenida Lúcio Costa 3150, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 22630-010, Brasil   •  Tempo:    •   Hora local:     •  Telefone: 55-21-3139-8000  

3.2

BONSAI - Manual de Cuidados Básicos

O que é Bonsai?

A palavra bonsai quer dizer árvore na badeja, Bom=vaso e sai=planta. É uma árvore miniaturizada através de técnicas de poda da copa, raiz e da aramação, dando movimento e harmonia à planta. O bonsai surgiu na china há mais de dois mil anos, e mais tarde popularizou-se no Japão, onde sua técnica foi aperfeiçoada, chegando ao Brasil através da imigração Japonesa. Hoje são cultivados no mundo todo. Muitos tem o bonsai como hobby, proporcionando uma energia entre a planta e seu cultivador, recomendado por médicos como terapia ocupacional e anti-stress.

 

=""/
=""/
=""/
Principais Cuidados

Local Adequado
Para que o bonsai se desenvolva, é necessário que ele receba o sal da manhã ou final da tarde, de duas a três horas no mínimo, procurando evitar o sol do meio dia. Quando permanecer no interior, deve ficar o mais próximo possível de uma janela, para receber a luz solar necessária para o seu desenvolvimento. Espécies como Juniperos e pinheiros devem receber no mínimo 5 horas de sol por dia. Elas não se adaptam em ambiente interno.

Rega
O certo é verificar diariamente o grau de umidade do solo, colocando o dedo sobre a terra para sentir a umidade. Devemos também borrifar as suas folhas. Se o tempo está deco e quente, a evaporação é muito mais rápida. A falta de água é a principal causa da perda do bonsai, em alguns casos o excesso também pode levar ao apodrecimento das raízes e consequentemente a perda da planta.

Devemos regar toda a superfície do vaso, até que ela fique levemente únida, a água deverá sair pelo furo de drenagem, você poderá deixar uma bandeja para escorrer o excesse de água, mas nunca deixe água parada na bandeja.

  • Quando a terra estiver muito seca, coloque o bonsai em uma bacia de água, até que toda a terra fique submersa, deixando-o por uns quinze minutos.

Poda

Para não perder a harmonia da planta e seu formato original, é necessário que se faça à poda dos galhos que saem do formato da copa, com uma tesoura bem afiada.

Poda de Raiz
Devido a condição do bonsai estar em um vaso raso, é necessária a poda de raiz e a troca do substrato. Conforme o tipo de planta é recomendado fazer a cada dois anos, e outros com maior tempo. No verso desta página estamos indicando o período do próximo transplante de seu bonsai.

Adubo
Como toda planta, o bonsai também necessita de adubo, somente use adubos e dosagem recomendado para bonsai, não adube durante o inverso, nesta época as plantas estão em dormência.